Psicólogos e professores farão duras criticas a esse forma de perceber a inteligência dos demais, já que gostam de usar a tradicional desculpa "todos são inteligentes, mas cada um em sua forma", tenho que concordar. No "método do questionamento" (medição da inteligência) são destacados, então, as pessoas com maior capacidade de oferecer conteúdo cultural, artístico, filosófico, religioso, cientifico e tecnológico a sociedade.
Tudo, sem exceção, que foi criado (teorias e materiais) até o momento, foi criado por pessoas que questionam sua realidade. Buda, Jesus, Newton, Bill Gates, Thomas Edison, Adreas Versalius, Steve Jobs, Karl Marx, Galileu Galilei, Aristóteles, Robert Hooke e Mark Zuckerberg entre tantos outros, questionaram sua realidade e contribuíram tanto para a Terra.
Os indivíduos que questionam sua realidade, geralmente, vão em busca de resposta, e pelo caminho encontram muita sabedoria e conhecimento. Se destacam dos demais por ver o que todos vem e aceitam, questionar sobre ele, buscar resposta, soluções e melhorar o que já existe ou criar um novo.
Entretanto essas pessoas, que questionam sua realidade, não são bem aceitas no meio em que estão inseridas, chamada de loucas, anarquistas, imorais e pecadoras. Quantas pessoas já foram excluídas da sociedade por fazer questionários? quantos já foram presas ou internadas em hospícios? Quantas foram decapadas, apedrejadas, eletrocutadas ou queimadas na fogueira?
Uma reclamação que se faz é a forma como escolas e faculdades avaliam seus alunos. Os grandes decoradores (aquele que aprende de cor), Professores e Mestres, querem testar a capacidade de seus alunos também de decorar. Desta forma assistir aula é o simples exercício de decorar, e as avaliação é a medicação de sua memória. Ainda não conheço avaliação que meça a competência de uma pessoa, a capacidade que ela tem de contribuir para o mundo, a aptidão de ver a realidade em sua volta, analisar e critica-la, encontrando meio de melhorá-la.
Nas escolas são inseridos teorias aos estudantes como verdades absolutas, de forma que eles ficam sem a possibilidade de questionar, a igreja e a mídia ajudam a reforçar que o mundo é assim porque é, ou porque Deus quis. Destarte fica complicado para os questionadores ir contra a grande maioria alienada e com a mente fechada, que ruam pelo mundo da realidade que não existe.
Para não enraivar os psicólogos e professores: todo mundo pode questionar sua realidade. Basta querer enfrentar a cambada de pacóvios que vivem bloqueando e evitando novas teorias e quiçá as invenções.
Será de grande valia teorias para mudar a forma de vermos nossa realidade, destruindo as bases débil que sustentam a história que nos chega, cheia de más intenções, e com pontos de vistas, opiniões particulares e deduções, distorcendo a realidade, mudando o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário