Há umas duas semanas meu professor de Direito fez essa pergunta na sala de aula, ele foi pedindo a resposta para todos os alunos, um por um. Na minha vez ele me pulou, pois já sabia minha resposta e disse que me deixaria por ultimo.
A grande maioria dos alunos respondiam que não se candidatariam, suas desculpas eram as seguinte: "não, pois eu teria que me juntar a eles ou estaria fora", "não, eu teria que ser igual a eles", "não faz o meu estilo", "não eu não sou um ladrão".
No final o professor me perguntou, seu eu me candidataria e porque?, então respondi:
" Professor, fico preocupado quando ouso tantas respostas negativas quanto a política. Primeiramente quanto as respostas, vocês terão que dançar conforme a música em qualquer lugar que forem trabalhar, se você for trabalhar em uma empresa e não for igual a eles você está fora. Agora porque "eles" são todos ladrões? talvez a grande mídia cria uma imagem preconceituosa sobre "eles", daí sai algum casa real de corrupção e as pessoas generalizam como sendo todos os políticos, e isso afasta cada vez mais as pessoas de bem para a política, mas lá não existe apenas ladrões, existem pessoas, mesmo que minoria, que querem mudar a situação.
Sem dúvida eu me candidataria, pois não vou ficar esperando que alguém arrume a bagunça por mim, 'se eu quero que uma coisa seja bem feito, eu mesmo vou fazer, e não vou esperar que outros a façam'. Já dizia um professor meu 'se eu plantar a semente pode ser que ela demore a nascer, mas um dia ela irá brotar".
E a política é algo importante para um bom funcionamento de uma sociedade. Algumas pessoas não se importam com a política, pois estão preocupadas apenas com suas vidas individuais, mas precisamos pensar no todo também, pois o todo ira influenciar o individual diretamente. Portanto eu me candidataria sim, e ao menos tentaria plantar a semente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário